O arco composto vai fazer sua estreia nos Jogos Olímpicos de 2028. A cidade americana de Los Angeles abrigará a disputa das duplas mistas da modalidade. A decisão foi oficializada no primeiro semestre deste ano e encerrou uma longa espera para a comunidade arqueira mundial.
Luccas Abreu quem o diga. Ele aguardou essa oportunidade desde que começou no tiro com arco. Atualmente número 106 do ranking mundial do arco composto masculino, Luccas está entre os principais nomes da modalidade do país. Nesta quinta-feira (11), ele esteve em Brasília como embaixador dos Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Quando perguntado se vai buscar uma vaga para Los Angeles, não hesitou na resposta.

“Óbvio que penso. Estou a 14 anos esperando por isso. Foi uma espera dentro do esporte. O composto entrou nas Olimpíadas. Se Deus quiser, também vai estar nos Jogos Olímpicos da Juventude no ano que vem. Então vamos com força tentar essa vaga”, respondeu.
Diferença entre arco recurvo e composto
O arco composto se diferencia do recurvo principalmente pelo sistema de roldanas que reduz o esforço do arqueiro na puxada da corda, permitindo maior estabilidade e potência no disparo. Já o recurvo, utilizado atualmente nos Jogos Olímpicos, exige maior controle físico e técnico, sem auxílio mecânico para aliviar a tensão.
Leia a matéria completa: